Sobre a Bosch

A Bosch é uma empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica com sede em Gerlingen, perto de Estugarda, na Alemanha. É considerada a maior rede de oficinas do mundo.

Os principais produtos produzidos pela empresa são componentes automotivos, produtos para o consumidor final (eletrodomésticos, ferramentas elétricas) produtos industriais, produtos de construção e sistema de segurança.

O desafio

Já trabalhamos em vários desafios com diversas áreas da Bosch. Neste aqui o olhar foi voltado para o RH: nós tínhamos juntos a missão de repensar como seria a área de "Recursos Humanos do futuro" na Bosch, desenvolvendo a competência do Design Thinking dentro do time de RH.

Para trazer mais profundidade para o nosso desafio, fomos à campo e entrevistamos alguns gestores que tinham acabando de assumir a posição de liderança. Dessas conversas, a virada de jogo foi perceber que a principal dor era eliminar a gestão de pessoas da lista de preocupação dos gestores.

A solução

Com o desafio mais recortado, começamos o nosso processo de ideação. Os participantes tinham certeza que um aplicativo era a melhor solução para resolver o principal problema que tinham hoje. Prototipamos o aplicativo em tela, com baixa fidelidade e para a surpresa de todos, quando fomos testar com os gestores entrevistados, a solução não atendia.

O processo do Design permite que a gente erre, jogue fora e comece do zero. E foi isso que fizemos, começamos um novo processo de ideação e priorizamos a ideia de role play (interpretação de papéis) entre funcionário e gestor. Rapidamente e sem grandes planejamentos, o time se mobilizou para prototipar: juntaram várias pessoas para encenar uma situação onde um funcionário precisa tratar de assuntos delicados com seu gestor - que por sua vez, precisa estar preparado para isso.

E aí foi criado um ambiente de simulação realística focado em situações críticas de liderança.

O resultado

A ideia foi testada várias vezes com diversos gestores na Bosch e foi extremamente aceita. Resolvia perfeitamente o desafio de fazer com que a gestão de pessoas fosse um preocupação para os gestores.

Devido o sucesso da solução, hoje ela faz parte não só do time de RH, mas também do time de treinamento e desenvolvimento. O projeto trouxe um reconhecimento para essas áreas em relação a inovação.

Quer saber como estamos ajudando empresas a se tornarem mais ágeis?


Compartilha seu desafio com a gente

#contapraweme

Enviado com sucesso. Logo logo entraremos em contato.
Ops! Algo deu errado. Consegue recarregar a página e tentar de novo, por favor? :)