Sobre a Kion

O Kion Group é uma fabricante multinacional alemã de equipamentos de manuseio de materiais, com sede na Alemanha. Seus principais produtos são intralogística, soluções de armazém e caminhões industriais (empilhadeiras).

Entre as diversas companhias que a Kion atende, estão Coca-Cola, Mercedes, Casas Bahia, DHL, Lojas Americanas, TAM, Ford e Mercedes. No Brasil, a Kion Group lida com R$100 milhões em financiamento.

O desafio

A Kion Group tinha um desafio na área financeira: melhorar a interação entre seus vendedores e sua ferramenta de financiamento e vendas.

A ideia dessa ferramenta era empoderar a área comercial, uma vez que todas as informações necessárias para concretizar a venda estariam na palma da mão. O problema é que muitas vezes as complexas fórmulas financeiras não eram fáceis de serem interpretadas pelos vendedores e o processo tornava-se mais longo.

A solução

Juntos, o time da weme e da Kion começaram o processo do Design: visitaram clientes, vendedores e revendedores para ouvir as histórias (positivas e negativas) que cada pessoa havia experimentado sobre a ferramenta.

Do ponto de vista do vendedor, ouvimos histórias sobre a dificuldade de explicar um produto financeiro para seus clientes. Embora sejam especialistas nos produtos vendidos, eles tinham pouco conhecimento sobre linhas de crédito e financiamento e gostariam de ter mais tempo para se aprofundarem nesse assunto.

Sintetizamos essas informações e começamos a definir quais eram os desafios que os vendedores tinham e como poderíamos transformar a ferramenta em algo que trouxesse agilidade e facilidade para o dia a dia.


Os resultados


Depois de gerarmos juntos diversas ideias, priorizamos uma delas para prototipar e testar o que hoje chama-se Kion Finance Service + : Um aplicativo utilizado pela área comercial, que simula e apresenta ao cliente o processo de venda end-to-end, sem camadas adicionais e com todas as informações claramente disponíveis.

Hoje, 40% das vendas totais acontecem nesse aplicativo. Com o desenvolvimento dele, a Kion conseguiu reduzir o tempo médio de uma proposta comercial de 20 dias para alguns minutos, além de ganhar agilidade e facilidade na hora de ofertar o Kion Finance Service :)

Quer saber como estamos ajudando empresas a se tornarem mais ágeis?


Compartilha seu desafio com a gente

#contapraweme

Enviado com sucesso. Logo logo entraremos em contato.
Ops! Algo deu errado. Consegue recarregar a página e tentar de novo, por favor? :)