Sobre a Starrett

A Starrett é uma multinacional de capital aberto fundada em 1880 nos EUA. A empresa é responsável por fabricar e distribuir serras, ferramentas manuais e instrumentos de medição e precisão para diversos segmentos industriais, como aciarias, automobilísticos, aviação, marinha, agrícolas, entre outros.

No Brasil, iniciou sua operação em 1956, quando sua primeira fábrica foi construída na cidade de São Paulo. Hoje a planta industrial fica localizada na cidade de Itu/SP.

O desafio

A relação da weme com a Starrett começou a partir do momento em que a empresa sentiu a necessidade de conseguir equilibrar iniciativas de excelência operacional e inovação, ao mesmo tempo.

O grande desafio era olhar para o que a empresa já fazia, melhorando os processos, produtos e serviços à medida em que também conseguissem trabalhar em uma projeção da empresa para o futuro, entendendo o que precisavam desenvolver para continuar tendo relevância.

Eles não buscavam apenas projetos para resolver problemas pontuais, mas principalmente a transformação de uma cultura de inovação dentro da empresa.

A solução

Diante desse cenário, a Starrett se juntou ao programa de Corporate Partnership da weme em 2018 para resolver esse desafio. Juntos, estamos construindo a jornada de inovação da Starrett de um jeito contemporâneo para impulsionar suas iniciativas.

A nossa trajetória começou a partir de dois principais momentos:

  1. Entendimento do estágio de inovação

    Nosso ponto de partida foi primeiro entender onde a empresa estava em relação às iniciativas de inovação, para depois conseguir mapear onde gostariam de chegar. Para isso, nós utilizamos nosso Assessment de Inovação. 
  1. Desenvolvimento dos objetivos estratégicos de inovação

    A partir do conhecimento sobre a maturidade de inovação da Starrett, formamos um time híbrido composto por designers da weme + a gerência e diretoria da Starrett para projetarmos juntos um plano estratégico baseado em tendências e oportunidades de negócio. Em seguida, esse plano se desdobrou em OKRs (objective key results) anuais e trimestrais baseados nos horizontes de inovação que são acompanhados quinzenalmente :)

Além disso, o Corporate Partnership oferece à Starrett Sprints de Design para resolver desafios mais específicos (como o projeto M1), eventos e cursos que acontecem na weme e na weme school (como as imersões em metodologias ágeis e programas executivos) e também acesso ao nosso hub ;)

Os resultados

Nossa parceria proporcionou um movimento de transformação dentro da Starrett. A partir dos projetos e iniciativas do Corporate Partnership, hoje é possível cultivar uma cultura de inovação que antes não existia dentro da empresa.

Quer saber como estamos ajudando empresas a se tornarem mais ágeis?


Compartilha seu desafio com a gente

#contapraweme

Enviado com sucesso. Logo logo entraremos em contato.
Ops! Algo deu errado. Consegue recarregar a página e tentar de novo, por favor? :)