O objetivo do McDonald's era trabalhar a integração dos diferentes níveis de colaboradores da empresa em prol de um desafio em comum: a melhoria da experiência do cliente.
Após vários workshops de Design Thinking com times do Brasil todo, houve um resultado significativo na mudança de cultura centrada no cliente e no mindset ágil dos times envolvidos, além das dezenas de ideias geradas para melhoria das lojas que estão sendo testadas e implementadas em várias regiões do país.
Quando iniciamos o projeto, a ideia inicial era criar uma oferta com maior custo benefício para os clientes do varejo.
No entanto, quando entendemos os clientes mais a fundo, vimos que o valor para eles estava mais ligado à qualidade na seleção dos produtos. Com isso, criamos a marca própria do Oba, com um posicionamento premium e com um forte apelo de qualidade. Hoje, as vendas da linha representam mais de 50% do faturamento da empresa.
O time weme + Croda foi à campo compreender os clientes das três unidades de negócio da Croda. As principais descobertas do processo estão relacionadas a importância de trazer acolhimento aos desafios dos clientes, ressignificar a Croda enquanto extensão dos seus clientes e antecipar-se às suas necessidades.
Os aprendizados do projeto inspiraram a nova estratégia de serviço da Croda, a Somos+, e são os direcionadores de todas as iniciativas da estratégia de serviço ao cliente.
O objetivo era desenvolver soluções que solucionassem as dores dos gestores da área de RH da Bosch, transformando área de recursos humanos em uma parceira estratégica da organização.
Desse projeto nasceu o YouLab: um ambiente de simulação realística focado em situações críticas de liderança. O programa foi lançado em abril de 2019, e centenas de profissionais o utilizam.
O desafio inicial era reduzir o uso de embalagens plásticas e consumo de água no processo de fabricação da água Bonafont.
Foram 4 workshops de design envolvendo mais de 35 empresas diferentes e 100 pessoas ao todo trabalhando juntas em novas possibilidades de inovação para a água Bonafont da Danone. Foram mais de 500 ideias geradas e 2 protótipos que estão sendo desenvolvidos pelo time do projeto em parceria com a weme.
Esse foi o desafio que resolvemos junto ao time de RH da Scheaffler. Após irmos à campo para ouvir todos os gerentes e entender suas principais dores, descobrimos um novo olhar para o problema. Conseguimos conectar o time de RH ao time da gerência, fazendo com que todos fizessem parte da construção da nova trilha de treinamento e desenvolvimento.
Durante a construção do projeto, os times vivenciaram uma experiência nova de design, acarretando em uma mudança de mindset intensa na cultura da empresa.
A partir desse desafio, passamos pelo processo de Design para gerar soluções. Priorizamos uma delas para prototipar e testar, que hoje chama-se Kion Finance Service + : um aplicativo utilizado pela área comercial, que simula e apresenta ao cliente o processo de venda end-to-end, sem camadas adicionais e com todas as informações claramente disponíveis.
Hoje, 40% das vendas totais acontecem nesse aplicativo. Com o desenvolvimento dele, a Kion conseguiu reduzir o tempo médio de uma proposta comercial de 20 dias para alguns minutos, além de ganhar agilidade e facilidade na hora de ofertar o Kion Finance Service :)
O grande desafio que a Starrett trouxe era o de olhar para o que a empresa já fazia, melhorando os processos, produtos e serviços à medida em que também conseguissem trabalhar em uma projeção da empresa para o futuro, entendendo o que precisavam desenvolver para continuar tendo relevância.
Diante desse cenário, a Starrett se juntou ao programa de Corporate Partnership da weme em 2018 para resolver esse desafio e a nossa parceria proporcionou um movimento de transformação dentro da Starrett. A partir dos projetos e iniciativas do Corporate Partnership, hoje é possível cultivar uma cultura de inovação que antes não existia dentro da empresa.
A WestRock tinha um desafio bastante comum entre muitas empresas no contexto do Covid-19: mapear rapidamente o cenário atual e planejar ações de curto prazo para não paralisar o funcionamento de suas operações.
Além disso, eles pretendiam também explorar novas oportunidades em seus locais de produção, projetando cenários futuros que pudessem acontecer.
O principal desafio da Starrett era reprogramar a estratégia da área comercial de curto prazo, possibilitando também maior engajamento e união dos times no trabalho remoto durante o projeto.
Formamos um time composto pelas áreas de Marketing, RH e Comercial da Starrett junto com o time de designers da weme e iniciamos a Action Design Sprint de forma 100% virtual.
A Nortel iniciou o projeto com a weme com foco em buscar novos modelos de negócios entendendo seus clientes de forma mais profunda. Durante as entrevistas de empatia, descobrimos dores no processo atual que antes eram desconhecias e oportunidades muito mais simples onde menos esperávamos.
Após a Design Sprint, várias melhorias de processos foram implementadas com base nas dores levantadas e, além disso, o time do projeto passou por uma transformação de mindset muito impactante para o futuro dos negócios.
A área de P&D da Starrett tinha um objetivo: entender a decisão de compra dos usuários do seu produto M1 (lubrificante e anticorrosivo) e avaliar as possibilidades do lançamento de um novo produto similar.
O processo do design trouxe ao time da Starrett pela primeira vez a criação de um produto nascendo totalmente de fora, entendendo as dores dos usuários e projetando soluções a partir disso.
Compartilha seu desafio com a gente
#contapraweme