Desafio inicial

Como desenhar novas abordagens para trazer a digitalização para os clientes brasileiros?

Processos e descobertas

26 bilhões é o número de objetos que estarão conectados entre si na internet até 2020. Em outras palavras, serão 26 bilhões de dispositivos gerando dados na rede. É dentro desse contexto que, no final de 2016, a Siemens introduziu sua estratégia global de digitalização, com soluções para ajudar negócios a gerarem e traduzirem esses dados.

Com o desafio de desenhar novas abordagens para trazer a digitalização para seus clientes brasileiros, a Siemens se uniu à weme para apresentar a metodologia de design thinking à sua equipe de vendas.

Elaboramos um cronograma que passaria por todas as etapas da metodologia. Na etapa de empatia, fomos a campo para conversar com os vendedores sobre as dores dos clientes. Com base na experiência deles, montamos perfis e traçamos comportamentos esperados.

Descobrimos que uma grande parte dos clientes da Siemens de fato reconhece a importância da digitalização, mas não sabe nem por onde começar com tantas oportunidades e investimentos possíveis. Descobrimos também que uma boa parte quer de fato investir no crescimento de seus negócios, mas não quer perder o controle. Por fim, o terceiro público sofre pressão de todos os lados por tomar a decisão correta, e isso acaba paralisando a ação. Com base nos aprendizados em cima dos usuários, definimos desafios que queríamos levar para a convenção.

Resultado

Uma convenção com 450 pessoas reunidas para pôr a mão na massa e resolver desafios de maneira empática e inovadora, com a equipe da própria Siemens capacitada para atuar como coaches. As ideias foram apresentadas para a diretoria da Siemens e, as mais “relevantes/disruptivas”, se tornarão projetos a serem rodados ainda no ano de 2018.

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