Categoria:
GestãoA pandemia não foi tempos fáceis nem simples. Para nós da weme e toda a rede, está sendo uma jornada incrível de união, aprendizado e geração de novas oportunidades.
Várias vezes ao longo da nossa vida pessoal e profissional somos expostos a contextos e situações que exigem mudanças rápidas de rumo e priorização de iniciativas em um horizonte de c̶u̶r̶t̶o̶ curtíssimo prazo. Nas últimas semanas, em função da COVID19, além de todo o desafio primordial sobre saúde e proteção das pessoas, o cenário ficou extremamente incerto e volátil para os negócios (quaisquer que sejam seus tamanhos), criando um ambiente onde não adianta muita discussão sobre planejamento, revisão de planilha de excel, ou elucubração sobre o futuro
. O que é preciso mesmo é priorizar e criar iniciativas e projetos (a jato) para superar e, por que não, criar novas oportunidades.
Nessa semana, a Laíslla Iwagase, que fez parte do time da weme, trouxe a seguinte reflexão: A palavra crise 危機 (lê-se Kiki) em japonês, possui dois significados básicos, são eles: situação difícil e oportunidade. Foi assim que começamos na weme uma nova abordagem desse cenário posto a nossa frente.
Os bons designers geralmente estão trabalhando para criar normalidade e partir do caos. Design é sempre sobre síntese — síntese de necessidades de mercado, tecnologia, tendências ou novas necessidades do negócio.
Durante o processo de síntese, os designers colocam sua energia em organizar, manipular, remover e filtrar dados em uma estrutura coesa para construção da informação. A síntese combina observação e a interpretação de situações e desafios por um designer, com a sua capacidade de relacionar isso a situações análogas previamente observadas ou vividas. Como uma das principais consultorias de design e inovação do Brasil, a weme está cheia dessas pessoas incrivelmente boas em sintetizar e propor soluções para os problemas ou oportunidades que aparecem.
Na última semana, além de um grupo de trabalho de proteção e prevenção de saúde inspirado pelo Dr. Cristiano Ribeiro, formamos mais um time com a missão de atacar o desafio que se colocou para os os clientes da weme em função do COVID19: Como podemos sustentar projetos importantes para os nossos clientes enquanto proporcionamos uma experiência incrível no ambiente virtual?
Começamos isso do jeito que gostamos: fazendo junto e aprendendo rápido. Para guiar as nossas novas iniciativas, conciliando todas as outras que já temos na nossa rotina ou estratégia, propusemos um novo framework e o chamamos de Short Shot Plan Design. Sabemos que outras pessoas e organizações podem estar passando por desafios semelhantes, por isso queremos compartilhar por aqui
Baixe aqui a wemebox de estratégia e acesse o framework Short Shot Plan.
Antes de começar é fundamental que você organize um time multidisciplinar de no máximo 5 pessoas para conduzir o processo. Nomeie uma das pessoas do time para ser o P.O (aquele que vai sugerir priorizações, mudanças no rumo do projeto e conduzir com certa rigidez em relação ao escopo e ao tempo das atividades). Com o time definido, agende um workshop inicial de 120–180 min. Nesse workshop:
Esperamos muito que isso possa ajudar você, seu time ou organização a se reinventarem diante dos grandes desafios que aparecem pela frente. Se precisar de ajuda pra aplicar esse método da weme na sua área ou empresa, fale com a gente e vamos juntos nessa :)
👀 O que ler depois
Marketing Insights: como convertemos pesquisas em melhores tomadas de decisões? (+ kit de ferramentas para auxiliar nisso)
Marisa Oliveira
Saber mais Que tal assinar nossa newsletter?
Nossos conteúdos são feitos pra quem não quer deixar de aprender mesmo na correria do dia a dia:
• Formatos curtinhos
• Curadoria de ótimas fontes
• Divulgação de eventos e conteúdos sobre inovação e design
• Quinzenalmente por semana pra não lotar sua caixa de entrada
• Feitos com muito amor 💜