Categoria:
Life weme6 técnicas aprendizagem ágil pra aplicar hoje, amanhã e depois.
Em tempos cada vez mais complexos, aprender rápido e aplicar aprendizados relevantes na prática é um diferencial crescente para profissionais e organizações.
Essa semana faço um ano de weme e acho que nunca aprendi tanto na vida como aprendo todos os dias aqui.
Isso não é à toa: como um estúdio de inovação e empreendedorismo, faz parte do nosso dia-a-dia entender e interpretar constantemente esse novo contexto de mundo (que não tira o pé do acelerador e nem tem rota única no Waze) para conseguir impulsionar as organizações e as pessoas que constroem com a gente aqui. Não por menos, um dos valores da weme é #learnfast e isso está na essência de tudo o que fazemos aqui.
O que não é óbvio é a lógica por trás do aprendizado rápido e o como aplicar técnicas de aprendizagem ágil eficazes e consistentes com o tempo. Nesse artigo, vou compartilhar como respondemos a esses dois pontos junto com os principais hacks do método de aprendizagem dos wemers para você conseguir aplicar vários deles no seu dia a dia profissional e pessoal.
Quando somos crianças, basicamente tudo o que fazemos é aprender. Crianças são como esponjas: absorvem e aprendem com tudo à sua volta: assuntos diferentes, tópicos ligados ou não a sua rotina e até coisas que não queremos que eles aprendam, como aquele palavrão que você falou sem querer e seu filho escutou.
No entanto, quando a gente cresce, apesar de parecer que a capacidade de processamento teve um aparente aumento, nosso rítmo em aprender coisas novas já não é mais o mesmo. Tanto pelo tempo como pelo cansaço e responsabilidades crescentes, os tópicos e momentos de aprendizado vão afunilando e o nosso pique de de aprender acaba diminuindo com o tempo. No meio desse contexto, acabamos nos enfiando em cursos de pós graduação e MBA como caminho de aceleração profissional, mas estamos tão cansados que muitas vezes absorvemos bem menos do que podíamos e acabamos esses cursos dizendo que foi bom pelo networking, mas que, no final, a prática do dia a dia ensina mais.
Esse sentimento acontece por um motivo óbvio, mas pouco considerado pelos métodos tradicionais de ensino: apesar de muitas vezes acharmos que as formas de aprender são iguais para todos, as crianças aprendem de um jeito diferente de nós adultos. Nesse sentido, enquanto a pedagogia é a ciência que foca no aprendizado para crianças, a andragogia busca os melhores caminhos para aprendizagem de adultos.
Aqui na weme, quando criamos a weme school (nossa escola de negócios), estudamos a andragogia a fundo e aplicamos seus principais conceitos tanto para aprender rápido enquanto organização, como também para compartilhar conhecimento em nossas experiências de ensino. A cada experiência que desenvolvemos, de workshops a projetos longos, levamos à prática esses 6 aspectos para aprender e ensinar rápido:
Depois dessa explicação sobre andragogia, você pode estar pensando: "muito bonita essa teoria, mas como aplicar isso tudo na prática?". Na vida real, todos nós continuamos com muita coisa pra fazer, muito problema pra resolver e pouco tempo (e energia) para estudar. Eu mesma tenho 2 cerejas no bolo dessa equação: sou mãe da Olívia (humana) e da Leia (cachorrinha). Com a rotina dupla entre trabalho e filhas, quando entrei na weme, eu tinha certeza: não vai dar pra acompanhar o ritmo frenético do pessoal aqui. Mas juro que deu - e ainda dá.
Além dos conceitos explicados acima, aqui na weme levamos um sétimo aspecto muito em consideração: o aprendizado tem que ser rápido e ágil. Já testamos e aplicamos concomitantemente diferentes formas de aprender para diferentes momentos, desafios e necessidades, tanto para os wemers como para nossos clientes. Separei nesse artigo as 6 formas que mais funcionam pra mim (lembre que eu tenho 2 cerejas no bolo na minha rotina) e vou compartilhar caminhos bem práticos pra você já aplicar no fim do artigo.
Como boa japonesa, sempre amei estudar, ler livros, ver filmes e seriados... Mas depois que minha filha nasceu, o tempo ficou mais apertado e eu precisei ficar mais criativa no tempo e momento dedicado ao estudo - e esse momento foi meu tempo no carro. Atualmente eu passo, em média, de 2 horas no carro por dia. Desde que entrei na weme, direcionei essas 2 horas para estudar temas de inovação e marketing que precisava assimilar ou aprimorar rápido. No carro, eu estudo com 3 tipos de conteúdo:
A cada dia que passa, a internet tem mais e mais conteúdo fenomenal que eu não consigo nem ter tempo de pesquisar - quem dirá ler. Mas, felizmente, tem um monte de gente que dedica tempo escolhendo os melhores conteúdos para assuntos que são do nosso interesse. Essa curadoria de conteúdo é muitas vezes materializada em boas newsletters. A newsletter boa, pra mim, é aquela que não é tão frequente (1 por semana eu acho bom), que faz uma boa seleção de conteúdos relevantes da semana e já dá um bom resumo no corpo do e-mail (para os dias em que eu não tenho tempo de clicar e ler conteúdo por conteúdo). Toda semana, religiosamente, eu abro o e-mail de 4 newsletters:
Webinars, junto com os podcasts, são as formas mais rápidas de aprender temas específicos com alguma profundidade. Tento ver 1 webinar de 30 a 40 min por semana após minha filha dormir - mas só vejo se é um tema em que eu quero mesmo me aperfeiçoar. Nesse caso, eu sempre busco de acordo com o tema que eu quero estudar, mas tenho algumas fontes que eu busco constantemente: Gartner Webinars, Strategyzer, IDEO, Hubspot, Board of innovation, Harvard Business Review e, é claro, os webinars da weme.
No nosso caso, desenvolvemos nossos webinars com frequência média quinzenal e sempre buscamos trazer temas que estão em alta e bem em linha com o que as grandes empresas têm buscado sobre inovação. Modéstia a parte, vejo como forte dos nossos webinars o poder de síntese e tradução de temas da moda em ações concretas para as organizações e seus profissionais aplicarem rapidamente. Você pode consultá-los nesse link: https://www.weme.com.br/webinars
Cada vez mais, temos menos tempo para dedicar a uma pós-graduação ou MBA. Além disso, como as tendências e novos conceitos e métodos estão surgindo a todo momento, muitas vezes o que queremos aprender nem chegou na ementa de muitos desses cursos mais extensos. Por isso, quando eu posso me dedicar um pouco mais, é sempre no máximo 1 semana, que eu invisto em:
Muitos estudos indicam que a forma mais profunda de aprendizado se concretiza quando você ensina ou determinado conteúdo para alguém. Por isso, além de aprender rápido, o segredo da weme está em aplicar e compartilhar rápido o que aprendemos.
Aprendi aqui que cultura é resultado e a nossa cultura de compartilhamento reverbera em 3 práticas constantes e orgânicas:
Achei melhor reservar o melhor por último! :)
Aqui na weme, descobrimos na prática que o resultado de um projeto é sempre tão melhor quanto a pessoa com o menor nível de conhecimento ou engajamento no time. Por isso, sempre que temos uma necessidade de aprendizado rápido para um projeto ou iniciativa específica, aplicamos com o time uma experiência que equivale a uma maratona de aprendizagem. Consolidamos nessa maratona todos os conceitos e técnicas de aprendizagem ágil citadas acima e, com ela, conseguimos trazer todos os envolvidos para o jogo com conhecimento alinhado e nivelado
A cada maratona, a sensação de crescimento profissional é enorme, assim como a motivação por aprender tão rápido algo útil de forma leve, próxima e divertida. Já participei de algumas dessas maratonas na weme e, além de sentir que hoje eu ganho pra aprender coisas novas e relevantes todos os dias, eu sinto também que aprendi a aprender nesse contexto de mundo.
Essa capacidade de aprender rápido tem sido cada vez mais essencial. Nesse nosso mundo VUCA cada vez mais imprevisível, está cada vez mais difícil saber como acompanhar essas mudanças - afinal, novos desafios estão surgindo e a fórmula para resolvê-los não é mais a mesma.
Esse jeito ágil e eficiente de aprender a aprender é a base em que a weme se apoia para interpretar e se reinventar constantemente em cenários mais dinâmicos - tanto internamente como em colaboração com nossos parceiros.
Nas últimas semanas, um novo contexto ainda mais desafiador se apresentou para todos nós. Diante disso, acreditamos que aprender e se reinventar rápido pode ser um caminho para contornarmos os desafios que estão por vir. Mas nessa jornada de aprendizado não construímos sozinhos: acreditamos que toda mudança começa por pessoas e que o poder de conexão entre elas é capaz de transformar o mundo.
Por isso, encontramos uma forma de compartilhar com mais pessoas nosso jeito de aprender a inovar. Topa vir com a gente? Se sim, pode clicar aqui nesse link e seguir com a gente nessa maratona que vamos lançar amanhã!
Bora aprender a aprender juntos?
👀 O que ler depois
Marketing Insights: como convertemos pesquisas em melhores tomadas de decisões? (+ kit de ferramentas para auxiliar nisso)
Marisa Oliveira
Saber mais Que tal assinar nossa newsletter?
Nossos conteúdos são feitos pra quem não quer deixar de aprender mesmo na correria do dia a dia:
• Formatos curtinhos
• Curadoria de ótimas fontes
• Divulgação de eventos e conteúdos sobre inovação e design
• Quinzenalmente por semana pra não lotar sua caixa de entrada
• Feitos com muito amor 💜